'> ESPECIALIDADES – PROSMILE



ESPECIALIDADES


CONHEÇA OS NOSSOS SERVIÇOS E SAIBA TUDO SOBRE AS VÁRIAS ÁREAS.



IMPLANTOLOGIA DENTÁRIA

Reabilitação de um ou mais dentes ausentes com recurso a implantes, aliada à mais inovadora tecnologia, possibilitando realizar os procedimentos em menos de 24 horas.

FACETAS CERÂMICAS

Uma forma de melhorar a estética do seu sorriso, oferecendo-lhe um aspeto natural e harmonioso. As Facetas Dentárias, consistem em finas lâminas de cerâmica, correspondendo muitas das vezes à espessura de uma lente de contacto. Trata-se de um tratamento minimamente invasivo, resguardando a saúde e vitalidade do dente.

OCLUSÃO E ATM

Através de uma abordagem multidisciplinar é possível tratar as disfunções articulares e musculares, que são muitas vezes a razão dos problemas dentários.

CIRURGIA ORAL E PERIDONTAL

Uma abordagem cirúrgica com recurso a técnicas avançadas e atuais, possibilitando a remoção de dentes inclusos e outras patologias (quistos), assim como o tratamento dos tecidos moles (gengivas), remodelação estética ou funcional.

ORTODONTIA

Com recurso a aparelhos dentários visíveis ou invisíveis é possível melhorar o posicionamento dos seus dentes, a sua estética dentofacial, bem como resolver problemas mais complexos da articulação temporomandibular.

HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

Através da aplicação de toxina botulinica e ácido hialurónico é possível maximizar os resultados da reabilitação oral, criando um equilíbrio entre a face e a cavidade oral.

BRANQUEAMENTO DENTÁRIO

Trata-se de um procedimento médico, que necessita de uma avaliação previamente ao procedimento. Permite-nos clarear o tom dos dentes numa única sessão.

ENDODONTIA

Este tratamento é vulgarmente conhecido por desvitalização e consiste na remoção de cáries profundas e selamento dos canais para evitar complicações futuras. Na maior parte das vezes este tratamento é efetuado numa só sessão.

COROAS E OUTRAS REABILITAÇÕES EM CERÂMICA

Quando há uma destruição profunda do material dentário a reconstrução total ou parcial em cerâmica é o mais indicado, conferindo ao dente uma estrutura mais robusta e mantendo o máximo da estrutura dentária existente possível. Esta técnica permite também dar uma nova forma aos dentes e aperfeiçoar a sua aparência.

PRÓTESE REMOVÍVEL

As próteses removíveis permitem repor dentes perdidos quando a solução fixa não é viável. As nossas próteses são confecionadas no nosso laboratório e todos os detalhes minuciosamente programados.

DENTISTERIA

Restauração de dentes com cárie, fragmentados ou com alterações de formato e tonalidade.

HIGIENE ORAL

Uma boa higiene oral é fundamental não só para a prevenção de todas as doenças que afetam a saúde oral mas também para um aumento da auto-estima e otimização dos resultados dos tratamentos dentários efetuados.

SEDAÇÃO CONSCIENTE

Técnica que permite ao paciente atingir um estado de completo relaxamento, mantendo-se consciente e acordado. Utilizada em casos mais complexos de cirurgia oral e em pacientes com fobia.

ODONTOPEDIATRIA

Área que se dedica à saúde oral das crianças, grávidas e adolescentes. A prevenção precoce de possíveis problemas dentários é fundamental para uma dentição definitiva saudável.






Implantologia Dentária

Os implantes dentários têm como função substituir as raízes dos dentes ausentes ou perdidos. É a técnica de eleição para prótese fixa, utilizada há mais de 50 anos para a substituição de dentes. São fabricados em titânio, sendo este material totalmente biocompatível e estabelecendo em contacto com o osso uma união biológica, saudável e estável.

As próteses dentárias removíveis são uma opção válida, no entanto há que ter em conta que com o tempo o osso começa a regredir podendo causar problemas de mastigação e alterações estéticas no rosto. Desta forma, torna-se vital que o osso continue a ser estimulado.

A Prosmile dispõe de tecnologia avançada na área de cirurgia, como sendo a fabricação de guias cirúrgicas, planeamento digital, sedação consciente e fatores de crescimento, possibilitando a colocação de implantes num só dia. A fim de complementar este procedimento, possuímos nas nossas instalações um ortopantomógrafo panorâmico e um CBCT para que o diagnóstico clínico seja o mais rigoroso e objetivo possível.

 

Implantes Zigomáticos

A utilização de uma prótese removível durante muitos anos favorece uma perda óssea acentuada, que muitas vezes impossibilita uma reabilitação com implantes convencionais.

Nesses casos, a opção de uma prótese fixa passa pela colocação de implantes zigomáticos. Estes implantes são colocados no osso zigomático, atingindo taxas de sucesso na ordem dos 96%.

 

Reabilitar um sorriso em 1 dia é possível, colocando o implante e uma coroa provisória num único procedimento cirúrgico.
Os implantes podem ser para sempre, quase sempre o são, mas há que ter em conta alguns fatores e averiguar o que o levou a perder os dentes porque poderá ser o fator que o levará a perder um implante.
Sim, existe. Todas as cirurgias têm o risco de rejeição e por isso, todos os procedimentos devem ter um acompanhamento adequado pelo médico dentista.

Facetas Cerâmicas

A faceta dentária consiste numa fina lâmina de cerâmica (que pode atingir a espessura de uma lente de contacto, em muitos casos entre 0,3 a 0,5 mm) que é aderida ao dente permanentemente, cobrindo apenas a face externa dos dentes. Este tratamento é indicado para a correção de dentes mal posicionados, com uma tonalidade escurecida ou excessivamente restaurados, para encerramento de espaços entre os dentes ou acrescento de dentes fraturados.

Esta abordagem, para além de possuir uma vertente altamente estética (uma cópia exata da natureza do dente), permite também corrigir alterações da funcionalidade. Através da utilização de tecnologia avançada é possível fazer uma demonstração exata do resultado final, indo de encontro ás suas reais expectativas.

Cada caso é minuciosamente planeado, desde a forma dos dentes, tonalidade, tamanho e detalhes característicos, sendo o paciente envolvido neste planeamento desde a fase inicial até à colocação do trabalho final em boca. Desta forma sabemos que realmente desenhamos o sorriso que é perfeito para si e não um igual a tantos outros.

Não, a colocação de facetas pode ser um método para o fecho de diastemas (espaços entre os dentes) mas não substituem tratamentos ortodonticos.

Oclusão e ATM

Oclusão e ATM é uma especialidade de Medicina Dentária que se destina ao tratamento de 3 vertentes: dentes, músculos e articulações.

Muitos problemas quotidianos como dores de cabeça e pescoço, dificuldade ou estalidos na abertura e/ou fecho da boca, zumbidos e desgastes nos dentes são desencadeados pela correlação incorreta destas 3 vertentes.

Na Prosmile o conceito de Saúde Oral está intimamente ligado à funcionalidade de uma correta oclusão dentária.

 

Bruxismo

O Bruxismo é uma das patologias relacionadas com a oclusão (ranger de dentes). Poderá passar por um tratamento multidisciplinar através de áreas como a ortodontia ou a reabilitação com coroas/onlays, ou até simples restaurações que permitam um encaixe correto entre os dois maxilares.

Existe ainda uma opção adicional que consiste na utilização de um dispositivo/goteira de reposicionamento oclusal a fim de evitar o desgaste dentário.

Se desenvolver uma disfunção temporomandibular, as hipóteses de cura dependem da causa. As alterações articulares são crónicas e muitas vezes, irreversíveis, portanto o tratamento no início do problema garante melhores resultados.
Depois de instalada a disfunção temporomandibular, esta doença é progressiva e é uma patologia redutora de qualidade de vida.

Cirurgia Oral

A Cirurgia Oral é a especialidade de Medicina Dentária, que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de lesões patológicas presentes na cavidade oral.

Dentro desta área incluem-se procedimentos como extração de dentes inclusos, dentes de siso, remoção de quistos e exérese de patologias para biópsia.

 

Cirurgia Periodontal

Esta área destina-se a múltiplos tratamentos, entre eles:

– Raspagem e alisamento radicular – nestes casos o paciente apresenta mobilidade nos dentes de forma generalizada (periodontite) e com este tratamento conseguimos devolver a sustentação dos dentes no envelope ósseo.

– Modelagem da gengiva para fins estéticos ou funcionais –

● Recobrimento radicular aquando a presença de recessões gengivais

● Gengivectomia para casos de sorriso gengival

● Enxerto de tecido conjuntivo do palato para restabelecer tecido gengival perdido

Sim, extrações de dentes são cirurgias e padecem de cuidados específicos.
As doenças periodontais afetam os tecidos de suporte do dente e dividem-se em dois grupos principais: gengivite e periodontite.
Fraca higiene oral, alterações hormonais, medicação, alimentação desequilibrada e tabaco.

Ortodontia

A ortodontia é uma especialidade de Medicina Dentária que se dedica ao tratamento do incorreto posicionamento dos dentes, o que leva muitas vezes a uma desarmonia dentofacial. O desalinhamento dentário bem como o incorreto encaixe dos maxilares impede uma eficaz higiene oral, sendo também um fator de risco para o aumento do stress muscular e articular. A não correção deste mau posicionamento conduz a dores de cabeça, pescoço, músculos e costas assim como à degeneração progressiva da ATM (articulação temporo-mandibular).

Na Prosmile é possível diagnosticar com detalhe estes casos precocemente, de forma a tornar o prognóstico mais previsível e personalizado, garantindo a durabilidade do tratamento.

Temos ao seu dispor, opções que vão desde o aparelho fixo convencional (brackets metálicos ou estéticos com arame), aparelho fixo autoligado e a solução estética mais em voga na atualidade, o aparelho removível Invisalign. (https://www.invisalign.pt/).

Em princípio sim. Apenas casos mais complexos não são viáveis em alguns aparelhos ortodonticos – como alinhadores invisíveis.
Não, é indicativo de resultados algum desconforto uma vez que os dentes se estão a mover, mas em caso de dor deve consultar o seu médico dentista.
Problemas de ortodontia não têm uma idade limite para tratamento. É sempre recomendado um tratamento precoce para uma maior qualidade de vida.

Aplicação de Toxina Botulínica e Ácido Hialurónico

A Medicina Dentária atual tem como intuito não só criar um sorriso bonito como também equilibrar aspetos faciais que vão complementar os nossos resultados estéticos.

Á procura de um equilíbrio, surge o conceito de harmonização orofacial. Através de procedimentos pouco invasivos e relativamente simples, conseguem-se resultados inacreditáveis no que diz respeito não só ao aspeto facial agora mais rejuvenescido, como à autoestima e bem-estar dos nossos pacientes.

O Procedimento é praticamente indolor, podendo ou não o paciente ser submetido a anestesia local, e os resultados são rapidamente notórios mediante o tipo de material usado e a sua funcionalidade.

No que diz respeito à toxina botulínica, normalmente conhecida por BOTOX, conseguimos prevenir ou disfarçar rugas e linhas de expressão que muitas vezes são causadas pela contração muscular excessiva ao longo dos anos, pelo envelhecimento, má alimentação, tabagismo, excesso de exposição solar entre outros.

Para além destas funcionalidades estéticas conseguimos atenuar sintomas de cefaleias (dores de cabeça ou enxaquecas), bruxismo e fazer a correção de sorriso gengival.

Muito embora a toxina botulínica seja muito utilizada como complemento dos tratamentos dentários, cada vez é maior a quantidade de pacientes que nos procura puramente com o intuito de corrigir e/ou preencher alguns defeitos faciais. Para isso recorremos aos Fillers de ácido hialurónico para preenchimento de lábios, malar, sulco nasolabial, temporal e mento, mediante as necessidades.

Em primeiro lugar, o Médico Dentista é bastante especializado e formado na anatomia da cabeça e pescoço. Em segundo lugar, este procedimento pode ser utilizado como complemento a tratamentos dentários, como bruxismo, reposicionamento labial e facial.

Endodontia

Salvar os nossos dentes deve ser sempre a primeira opção. Nem os sistemas mais avançados em implantologia ou prótese fixa conseguem verdadeiramente substituir os nossos dentes naturais.

Quando a cárie atinge a polpa do dente (vulgarmente designado por nervo) esta tem que ser removida, eliminadas as bactérias e selados os canais. Este procedimento tem o nome de Endodontia e é vulgarmente conhecido por desvitalização.

Na Prosmile este tipo de tratamento é realizado por Médicos Dentistas com formação específica em Endodontia, o que permite, na maior parte dos casos, a desvitalização numa só sessão, reduzindo assim o tempo global de consulta, o número de vindas à clínica e garantindo a obtenção de melhores resultados.

O recurso a limas mecanizadas, microscópio operatório, localizadores de ápice, radiografia 3D (CBCT), sistemas de obturação termoplásticas, permitem hoje em dia uma elevada previsibilidade neste tipo de tratamento com elevada taxa de sucesso.

Após o tratamento Endodôntico, o dente deve ser corretamente reabilitado para permitir uma recuperação total da sua estética e função.

O dente deve ser corretamente reabilitado para permitir uma recuperação total da sua estética e função.

Coroas e Outras Reabilitações em Cerâmica

Um dente quando desvitalizado fica com a sua estrutura comprometida, isto é mais frágil e como tal incapaz de suportar as cargas mastigatórias da alimentação. Na maioria das vezes estes dentes perdem mais de 2/3 do seu material dentário, pelo que a forma mais indicada para o seu recobrimento são as restaurações em cerâmica – inlays, onlays, overlays – ou as coroas cerâmicas.

A utilização deste tipo de tratamento permite restabelecer o material dentário que já foi perdido de forma a garantir a resistência mecânica ideal às forças mastigatórias, evitando a fratura do dente. Esta técnica compromete-se a manter a estrutura dentária existente, sem destruir dente ainda são, adicionando apenas a peça em falta.

No caso das coroas cerâmicas, o núcleo do dente é primeiramente reconstruído para que depois a coroa seja perfeitamente adaptada, conferindo a este tratamento uma maior durabilidade.

Prótese Removível

Esta área da Medicina Dentária destina-se à reposição dos dentes perdidos, de forma parcial ou total. Para esse efeito são confeccionadas próteses acrílicas ou esqueléticas, dependendo do número de dentes perdidos, bem como da estabilidade dos dentes ainda presentes.

Esta solução embora não ofereça o conforto, a estabilidade e a confiança de uma prótese fixa, é uma solução viável e mais económica.

De forma a tornar o tratamento mais eficiente pode também ser proposta, consoante o caso, uma solução mista (prótese removível sobre implantes ou implantes numa das arcadas e prótese removível na outra).

Dentisteria

Esta área dedica-se à restauração de dentes com cáries, com alterações na tonalidade e formato, fragmentados por traumatismo, e ao recobrimento da exposição das raízes causadora de sensibilidade dentária. Esta técnica permite também reconstruir dentes que de outra forma poderiam estar perdidos.

Esta especialidade é das áreas mais importantes na medida em que se dedica à total conservação das peças dentárias.

Branqueamento Dentário

Esta área dedica-se à restauração de dentes com cáries, com alterações na tonalidade e formato, fragmentados por traumatismo, e ao recobrimento da exposição das raízes causadora de sensibilidade dentária. Esta técnica permite também reconstruir dentes que de outra forma poderiam estar perdidos.

Esta especialidade é das áreas mais importantes na medida em que se dedica à total conservação das peças dentárias.

Em alguns casos o branqueamento dentário pode não ter os resultados desejados pelo doente e nestes casos é necessário recorrer a outras técnicas de reabilitação estética, como por exemplo facetas dentárias.
Pode, contudo o branqueamento dentário só funciona em dentes naturais. Assim sendo, restaurações, coroas e/ou pontes já existentes não branqueiam, pelo que deverão ser substituídas.

Higiene Oral

Uma higiene oral correta é crucial para a prevenção das doenças que afetam a saúde oral. Um método de escovagem correto e a utilização do fio dentário, consistentemente, contribuem para uma boa saúde oral e autoconfiança.

Para além disso é essencial a presença nas consultas do médico dentista de 6 em 6 meses de forma a garantir o controlo por um especialista. O não comparecimento às consultas de rotina, assim como uma higiene oral deficiente, favorecem a acumulação de placa bacteriana que com o passar do tempo se transforma em tártaro, iniciando o ciclo de gengivite (inflamação das gengivas), que caso não seja devidamente tratado leva à periodontite (perda do ligamento do dente ao osso e mobilidade dentária) e consequente perda de dentes.

Sedação Consciente

A sedação consciente é aplicada aos casos mais complexos de cirurgia oral, assim como aos pacientes (adultos e crianças) que possuem fobia ao médico dentista, impossibilitando por esse motivo a execução do tratamento.

Possuímos ao dispor duas técnicas de sedação consciente:

● Sedação endovenosa com Midazolam (+ indicada para adultos submetidos a cirurgias mais complexas)

● Sedação por inalação de óxido nitroso/oxigênio através de uma máscara nasal (mais aplicado a crianças com fobia)

Em ambas as técnicas de sedação consciente é alcançado um estado total de relaxamento, sendo que o paciente permanece acordado e cooperante.

Odontopediatria

A sedação consciente é aplicada aos casos mais complexos de cirurgia oral, assim como aos pacientes (adultos e crianças) que possuem fobia ao médico dentista, impossibilitando por esse motivo a execução do tratamento.

Possuímos ao dispor duas técnicas de sedação consciente:

● Sedação endovenosa com Midazolam (+ indicada para adultos submetidos a cirurgias mais complexas)

● Sedação por inalação de óxido nitroso/oxigênio através de uma máscara nasal (mais aplicado a crianças com fobia)

Em ambas as técnicas de sedação consciente é alcançado um estado total de relaxamento, sendo que o paciente permanece acordado e cooperante.

Pode e deve, uma infecção oral é mais prejudicial para o bebé do que o tratamento dentário. Se possível, marque uma consulta com o seu médico dentista antes de engravidar e tire todas as suas dúvidas.
Sim, a partir do rompimento do 1º dentinho é aconselhado que o bebé seja acompanhado por um médico dentista, para aconselhamento dos pais acerca da saúde oral das crianças assim como para despiste de patologias dentárias.
Os dentes de leite são muito importantes para a saúde e desenvolvimento das arcadas dentárias, ossos, músculos faciais, para além disso também ajudam no bom desempenho das funções respiratórias, mastigatórias e fonéticas.






PROSMILE